O que você deve evitar de fazer em sua bolsa de couro sintético
Para cuidar da bolsa de couro sintético é preciso ficar atento com o que não fazer com ela. Deve evitar algumas maneiras de armazenagem, bem como produtos que podem prejudicar o material.
- Dobre a sua bolsa Somente como ela veio: Isso é bem importante! Ao armazená-la, principalmente, evite dobrar ou deixar amassada. Isto prejudica o material e em pouco tempo pode rasgar, além de deixar marcas profundas na peça.
- Não deixe o couro ressecar: A exposição com o sol, calor, tempo seco e demais adversidades podem ressecar o material de couro sintético. Evite a exposição solar por muito tempo e hidrate sua bolsa (mais abaixo ensinamos você a fazer isso).
- Retirar poeiras e sujeiras: Nunca deixe sua bolsa suja, assim que ela entrar em contato com algum pó já limpe-a. Isto porque a poeira acelera o ressecamento do material.
- Cuidado com álcool e acetona: Essas substâncias prejudicam totalmente o couro sintético, deixando o material opaco e ressecado, mantenha distância.
- Não pegar muita umidade: Para evitar mofos e cheiros desagradáveis não coloque sua bolsa em lugares úmidos. Se pegar chuva coloque para secar imediatamente.
Como cuidar da sua bolsa
Agora que você já sabe o que não pode fazer com sua bolsa, vamos as dicas de conservação. Os cuidados especiais é que vão garantir que a peça tenha sempre o seu brilho original, mantenha a cor e também não envelheça rapidamente.
- Hidratar: O segredo para que sua bolsa não fique ressecada e venha a descascar deve hidratá-la. Mais adiante ensinamos você a hidratar sua bolsa da maneira correta.
- Deixe ventilar: Frequentemente deixe sua bolsa exposta em local de ventilação, serve tanto para o material sintético, como também o interior da bolsa. Porém não deixe-a exposta ao sol.
- Armazenagem correta: Quando sua bolsa não está em uso o ideal é deixá-la “em pé” se ela ficar correta, pode utilizar algo dentro para manter o formato e não amassar. Também pode dobra-la, mas tenha cuidado para dobrar exatamente como veio.
Como limpar a bolsa
A limpeza da sua bolsa de couro sintético deve ser feita sempre que necessário. Mas não deve colocar direto em contato com a água, não deixar de molho e nem mesmo colocar na máquina de lavar roupas.
Deve estar atento para o material da sua peça, como é couro sintético ele não suporta a imersão na água. Por isso utilize um pano umedecido, que seja bem macio e que não esteja muito molhado.
Pode utilizar sabão de coco que não irá agredir o material, se caso a sua bolsa precise de uma limpeza mais exigente. Evite alvejantes, cloro e produtos que não sejam à base de água.
A lavagem a seco é uma outra opção para que não prejudique sua peça. Leva-a em uma lavanderia especializada, se for necessário.
Como hidratar a bolsa de couro sintético
O segredo para que sua bolsa de material sintético fique sempre com uma aparência rejuvenescida, com brilho e que não endureça, é a hidratação. E claro que isto não tem a ver com colocar sua bolsa direto na água.
Saiba com quais produtos você pode fazer isso:
- Creme de cabelo – escolha os mais cremosos, com consistência leve;
- Hidratante corporal;
- Vaselina – encontrada facilmente em farmácias;
- Produtos próprios para hidratação de couro.
A hidratação deve ser feita com a bolsa limpa, livre de poeiras e sujeiras. Pegue um pano macio, coloque nele o produto que você achar melhor e passe pela bolsa, é importante passar em todos os cantos da bolsa, inclusive na parte de couro das alças.
Não faça isso se sua bolsa estiver úmida, deixe ela secar primeiro e faça o processo posteriormente.
Assim que tiver passado o produto na bolsa deixe secar naturalmente (longe do sol!), deixe em um local bem ventilado. Observe que rapidamente o produto é absorvido.
Esse processo pode ser repetido a cada 4 ou 6 meses. Mas vale observar a sua bolsa, veja se ela está com aspecto mais seco e opaco, pode fazer o processo quando achar necessário.